Mas o que é essa tal saúde mental?
Por Guilherme S. Bartolli (psicólogo)
O termo é muito utilizado, mas pouca gente sabe o que realmente é. Quando falamos de alguém saudável, não estamos nos referindo apenas a “não estar doente”, mas alguém em equilibro no bem-estar e qualidade de vida, tanto físico, mental e social. É nesse ponto que devemos começar.
Cuidar da saúde mental não é apenas ir no médico, tomar remédio e pronto, estou bem. Será mesmo? Até quem toma remédios muitas vezes continua a se sentir desconfortável, sem forças, ainda com vários sintomas e tentando se esconder das pessoas que insistem em dizer que é “bobagem” ou “frescura”.
No cotidiano, quando você tira um tempo para si? Possui algum hobby? Pratica atividade física? Tem contato de qualidade com amigos de confiança os quais você pode desabafar sem ser ridicularizado ou julgado? Passa um bom tempo em atividades com a família? Ou será que está sempre de olho na tv, no celular, cercado de pessoas no bar mas ainda se sentindo sozinho, prometendo sempre que segunda começa a se exercitar mas esquece de dizer de qual mês…
A sua saúde mental começa quando você se valoriza, quando você se importa com você mesmo, é um trabalho diário de manutenção, que se torna ainda mais difícil para aqueles que não estão bem. Mas posso contar um segredo? Não existe “pílula mágica” que você toma e tudo melhora. Infelizmente é arregaçar as mangas e ter o trabalho de mudar, sacudir a poeira e persistir. Não pelos filhos, não pelo casamento, não pelo trabalho, mas por VOCÊ mesmo. Você merece! Se valorize! Se cuide! Pois você vale MUITO a pena.

